Rio de Janeiro - Brasil

quarta-feira, 28 de março de 2012

ex-dançarina no Paquistão comete suicídio 12 anos após sofrer ataque com ácido, que deixou o seu olhar "não humano"



A ex- dançarina paquistanesa deixou de lutar pela vida, cometeu suicídio uma década depois de ser ataca pelo seu ex marido com acido que deixou sua face desfigurada.
Fakhra Younus, 33, pulou para a morte de um edifício no sexto andar em Roma 12 anos após o ataque com ácido que segundo ela deixou seu olhar "não humano".
Na época do ataque em maio de 2000, o ex-marido Bilal Khar era o homem acusado de entrar na casa de sua mãe e derramar ácido no rosto de Fakhra enquanto ela dormia
O ataque, que foi presenciado pelo filho de cinco anos. Seu nariz estava quase completamente derretido, desde então, foi submetida a 39 diferentes procedimentos cirúrgicos para reparar o rosto desfigurado ao longo da última década
O terrível ataque também queimou o cabelo, os lábios fundidos, cegou de um olho, destruiu sua orelha esquerda e derreteu seus seios.
Depois de ser levada para o hospital, ela disse: 'Meu rosto é uma prisão para mim ", enquanto seu filho perturbado disse na época:" Isto não é minha mãe'.
Ela se mudou para a Itália após o incidente, foi morar em Roma e continuar seu tratamento.
Mas em 17 de março deste ano, ela tirou a própria vida, depois de deixar uma mensagem dizendo que ela estava cometendo suicídio sobre o silêncio da lei sobre as atrocidades e da insensibilidade dos governantes paquistaneses.
Bilal Khar foi preso em 2002 e acusado de tentativa de homicídio após o ataque, porem foi liberado sob fiança depois de cinco meses.
Bilal Khar, um ex-parlamentar e filho de um governador rico paquistanês, acabou por ser inocentado do ataque, muitos acreditam que ele teria usado suas ligações familiares para escapar da condenação.
Após o suicídio trágico de sua ex mulher, Bilal continuou a negar ter qualquer participação no ataque - alegando em uma entrevista na televisão que um homem diferente com o mesmo nome tinha realizado o crime.
Alegou ainda que sua ex-mulher se matou porque ela não tinha dinheiro suficiente, não por causa de seus ferimentos horríveis.
Mais de 8.500 ataques com ácido, casamentos forçados e outras formas de violência contra as mulheres foram relatados no Paquistão em 2011, de acordo com a Fundação Aurat, uma organização de direitos das mulheres.
O governo paquistanês introduziram novas leis no ano passado, os ataques com ácido foram  criminalizados e afirmando que os ataques condenados serviria pelo menos 14 anos de prisão.
Tehmina Durrani, a ex-mulher do pai de Bilal Khar, havia se tornado advogada de Fakhra após o ataque. Tehmina disse que Fakhra havia se comprometido a trazer seu agressor à justiça quando se recupera-se.
Durrani disse: "Ela falou: 'Quando eu voltar, vou reabrir o caso, e eu vou lutar eu mesma", ela era uma lutadora ".
Tehmina disse que o caso Younus 'deve ser um lembrete de que o governo paquistanês precisa fazer muito mais para prevenir ataques com ácidos e outras formas de violência contra as mulheres, e também ajudar as vítimas.
"Acho que este país deveria se envergonhar, que um país estrangeiro, assumiu a responsabilidade de uma cidadã paquistanesa, porque nós não poderíamos dar-lhe nada.”


Fonte:

 

1 comments:

  1. quando este tipo de violência irá acabar? Já estamos no século vinte e um e nada foi feito. Porque não jogaram acido nele, da mesma forma e no mesmo lugar para ver o que ele sentiria? Lá não existe a Lei de Talião?
    Roberto

    ResponderExcluir