Rio de Janeiro - Brasil

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Fracasso em audiência de Babilônia abre um rombo no horário nobre da TV.



Nunca na historia da telenovela brasileira se viu uma crise de audiência como se tem visto atualmente. A atual novela “A Regra do Jogo” que ocupa o principal horário da TV, embora muito elogiada pelo publico que a assiste e a critica especializada vem passando um sufoco para se segurar na casa dos 20 pontos, algo absurdamente abaixo dos 40 que o horário costumava registrar.

Mas qual a causa de tamanha perda de publico? Seria a novela “ Os Dez mandamentos” da TV Record que vem alcançando excelentes índices para a emissora do bispo Macedo? A trama bíblica da Record tem conquistado media de 19 pontos em pleno horário nobre.

Mas o sucesso da novela “ Os Dez Mandamentos” por si só não explica a baixa audiência de “A Regra do Jogo”, já que as novelas não concorrem diretamente. O que se vê e uma emissora conseguir um feito para seus padrões de audiência chegar à casa dos 20 pontos em um horário que mal ultrapassava dos 10 enquanto outra esta quase vinte pontos abaixo do que deveria registrar.

Então para onde foi esse publico? Sim há um publico que simplesmente não esta acompanhado nem a Globo, nem a Record. O Sucesso da trama Os Dez Mandamentos, embora não seja frequente, já ocorreu em outros tempos, basicamente há 25 anos com a extinta TV Manchete que fazia a Globo mudar a programação, (assim como tem feito agora com a Record), para fugir de Pantanal.

Pantanal foi um sucesso estrondoso, era exibida por volta das 21:30 e fazia a Globo alterar o horário da novela das oito “ Rainha da Sucata” para segurar publico. Hoje a emissora esta tendo que alterar sua programação em horário nobre, sendo que no caso atual, esticando o “Jornal Nacional”.

Para se ter uma ideia, “Pantanal” chegou a Registrar 34 pontos, audiência que nem a Globo consegue alcançar nos dias de hoje. Porem apesar do sucesso fenomenal da novela da TV Manchete, a trama das oito da Globo conseguia se manter acima dos quarenta pontos, alcançando no ultimo capitulo 61 pontos.

Leia:


Ainda que os tempos sejam outros, nada justifica que a novela do horário nobre da TV Globo esteja com audiência de “Malhação”. Sabe-se que a tv aberta tem perdido publico devido os novos hábitos do Brasileiro, que hoje tem um leque de opções em entretenimento, sem contar com o crescimento da TV por assinatura.

Além dessa questão da perda de audiência para outros meios, um meteoro causou uma verdadeira cratera para a audiência das novelas globais. O nome desse meteoro chama-se “Babilônia”. A trama de Gilberto Braga e companhia simplesmente espantou uma grande fatia de publico que ainda acompanhava as novelas da Globo.

E foi por vários motivos, a novela tinha um clima pesado com duas vilãs se engalfinhando, a Mocinha era tão chata que o publico acabava torcendo pela vilã. Além claro da insistência da Globo em colocar de maneira sequencial o debate sobre a questão homossexual, que em Babilônia trouxe de cara o beijo entre os personagens de Fernanda Monte Negro e Natalia Timberg logo no capitulo de estreia.

Ainda que a intenção do canal seja boa em trazer para sociedade o debate contra o preconceito, a realidade e que não caiu bem, nem para quem defende a causa. O Autor simplesmente quis trazer em sua novela vários assuntos polêmicos de uma só vez, chutou o balde, e o resultado não poderia ser outro, o que ocorreu com a audiência de Babilônia e o reflexo na atual trama das vinte horas era previsível.

A Globo deveria ter filtrado a trama antes dela vir ao ar, e quem deveria fazer, não o fez, ignorou que os tempos são outros, que hoje o publico muda de canal, ignorou o fato que a audiência das tramas anteriores já não era das melhores e deveriam terem tido o cuidado de não forçar a barra para não afugentar um publico cada vez mais escasso.

A nova novela das vinte horas, “ A Regra do Jogo” a pesar de boa sofre porque o publico que migrou para a trama da Record já se envolveu e não irão retornar ate que a trama acabe, e os que simplesmente não mais assistem novela nesse horário, dificilmente retornarão.

Embora a guerra de audiência entre as duas redes pareça boa, por um lado, já que incentiva a produção deste que sempre foi o produto mais rentável da TV brasileira e que gera muitos empregos, por outro lado e ruim, já que uma grande fatia de publico que não assiste a novela da Globo também não assiste a Record o que mostra uma queda sim de audiência das novelas.

O que parece ser um período bom com a alta audiência da novela da Record, na realidade mostra uma guerra por um farelo de publico. A perda de audiência da Globo, por ser a emissora que concentrava um enorme contingente de publico acaba afetando de certa forma todas as outras nivelando para baixo o percentual de Televisores ligados.

Que isso sirva de lição para a Globo.  Que seus diretores revisem suas novelas antes de por no ar, o tempo atual não da para fazer experiência, porque o desastre pode ser irreversível, a baixa audiência da novela “A Regra do Jogo” e mais por culpa da própria Globo, que detonou seu principal horário com a trama anterior, do que devido o sucesso da novela da Record.

Por Uanderson.


0 comments:

Postar um comentário